quarta-feira, 14 de abril de 2010

O charme francês da Costa Basca à nossa disposição

Combinar a boa gastronomia com um projeto de ambientação absolutamente de acordo. Esta foi a proposta do chef Marcello Guzzo quando chamou o designer Rico Mendonça para projetar as áreas do seu Chez Toi. O restaurante fica dentro de um condomínio no Porto da Lagoa, na região da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, numa área de muito verde, paz e tranqüilidade. E ainda com uma bela vista para as águas da lagoa.
A inspiração para o trabalho veio do elegante balneário de Biarritz, na Costa Basca francesa, onde Marcello Guzzo trabalhou por cinco anos. Por isso, um certo toque de classe mas com uma boa pitada de descontração. Até porque, em função da sua localização estratégica, é possível chegar de barco.
Rico Mendonça caprichou nos detalhes. Desde o portal, bem na entrada, até os seixos rolados, as plantas nativas da região, o piso neutro antiderrapante e o branco dando o tom. Aí, nessa área externa, foram estrategicamente colocados bancos de madeira de reflorestamento entre divisórias de tijolo que definem quatro espaços ao ar livre, onde o cliente pode ficar descontraído ao ar livre.
Na sua parte interna, o restaurante oferece um lounge com sofás confortáveis e mesas baixas, e pergolado de madeira branca todo envidraçado. No salão principal, o vão central tem pé-direito alto e uma luminária de grandes proporções, em acrílico branco. Os tijolos vermelhos da construção original foram pintados de branco, mas deixando vestígios do antigo revestimento. O forro e as tesouras em madeira também ganharam pintura branca, conferindo maior amplitude ao espaço.
O piso do restaurante foi revestido com madeira de reflorestamento. As mesas são de madeira maciça e as cadeiras são em couro preto para contrastar com a pintura branca interna. As luminárias pendentes, com cúpula marrom, ficam sobre cada uma das mesas, e promovem uma iluminação cênica interessante. No salão menor, a mesma proposta. E uma cena de Biarritz pintada numa das paredes. Neste ambiente encontra-se a adega climatizada, com capacidade para cerca de 500 garrafas.
A cozinha foi toda elaborada em inox e dividida por funções, de acordo com as exigências características do espaço. Ali estão também: câmara fria para conservar alimentos, equipamentos para processos de lavação e higienização, escritório e depósito - numa parte posterior.
Todo o projeto foi pensado para criar cenários aconchegantes e convidativos. Que culmina com a escolha acertada da iluminação e também do estudo acústico, com caixas de som bem colocadas e com uma programação musical que predomina composições francesas e brasileiras. Bem de acordo com a proposta franco-brasileira que o Chez Toi traz.
Fonte: Maristela Amorim

3 comentários:

Anônimo disse...

Estupendo!! Felicitaciones Rico..besos

Unknown disse...

Parabéns Rico! Tudo que você toca vira ouro.... admiro teu bom gosto!
Parabéns!beijo!

Unknown disse...

Realmente o restaurante ficou muito bonito. Parabéns Rico.
Abs