quinta-feira, 22 de julho de 2010

O ANTIGO QUE VIRA O NOVO LUXO


Reaproveitar objetos é tema da Mostra Casa Nova no ambiente Café na Varanda


Quando o assunto é reformar ou decorar, o desejo das pessoas é único: tudo novo. Mas esse modelo está cedendo espaço para o resgate de decorações personalizadas com coisas antigas, o que inclui histórias de família ou simplesmente objetos e móveis que não tem mais uso, ou seja, que seriam descartadas. “Reciclar coisas antigas e transformá-las em novas com uma restauração criativa e personalizada”, explica a arquiteta Juliana Pippi, que projetou o Café na Varanda, na Mostra Casa Nova 2010 com este princípio: reaproveitar.
O espaço projetado pela arquiteta é um exemplo de reaproveitamento de móveis de época e de materiais. O espaço contou com a reciclagem de algumas peças como a cama antiga que virou um belo sofá do Lounge principal ao diminuir seus pés e as lâminas de MDF que embalam os móveis que foram usados para cobrir o teto do ambiente. "É a reutilização de um material que estava destinado ao lixo e que ganha um novo objetivo", comenta Juliana.
Mas o destaque do espaço segundo a arquiteta são os troncos que fixam as mesas de vidro do café. Eles vieram de uma mesma árvore que estava caída na estrada e que ganhou um tratamento simples para fazer parte do ambiente. “Ela chegou tão fresquinha que veio com a base toda molhada da umidade”, explica Juliana.
Outro item de destaque no ambiente é o uso do Corian, um material constantemente renovável, usado no tampo das mesas e no balcão, com uma iluminação interna.
Vale ressaltar também que todo o ambiente foi fechado com vidros de Box de banheiro, na medida e tamanho certos para serem reutilizados após o encerramento da Mostra.
A proposta da arquiteta Juliana Pippi foi unir o rústico com o moderno e trazer para a realidade das pessoas o reaproveitamento de peças antigas como opção e não como descarte.

Nenhum comentário: